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EXAME TEÓRICO (SIMULAÇÃO)
Escolha o simulado que deseja fazer
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Utilize as figuras abaixo como referência nas perguntas
Questões
1 - É dever de todo condutor de veículo:
Quando se tratar de transporte coletivo parar o veículo para atender ao sinal do passageiro em qualquer local.
Acionar dispositivo luminoso indicador de direção (luz de seta) ou sinalizar por gestos convencionais antes de mudar de direção.
Fazer sinal regulamentar de braços apenas quando for entrar a direita ou a esquerda.
Acionar pisca-alerta (luz de emergência) sempre que tiver de frear bruscamente.
2 - O condutor que estiver com sua Carteira Nacional de Habilitação cassada e for encontrado dirigindo, será punido com:
Duas multas.
Remoção do veículo.
Retenção do veículo.
Multa e apreensão do veículo.
3 - A placa de advertência A-16 indica que:
há trânsito de bondes na mesma direção;
é proibido o trânsito de bondes.
logo à frente, há um cruzamento com uma linha de bonde;
a partir daquele ponto, a via é exclusiva para bondes;
4 - A placa A-19, informa:
Depressão.
Declive acentuado.
Aclive acentuado.
Saliência ou lombada.
5 - As marcas separadoras de faixas de trânsito, em linha interrompida, indicam:
Proibição de ultrapassagem.
Existência de via de mão dupla.
Permissão de ultrapassagem.
Restrição ao uso de buzina.
6 - A placa de advertência A-9 indica que:
logo à frente, a via passa a ser de mão dupla;
a via passa a ter duas pistas, logo à frente.
logo à frente, há uma rotatória;
há uma bifurcação em "Y", logo à frente;
7 - A placa A-42c avisa:
Pista dividida.
Ponte estreita.
Inicio de pista dupla.
Mão dupla adiante.
8 - Todo condutor, antes de entrar em outra via, deverá:
Dar passagem pela esquerda.
Assegurar-se de que pode efetuar a manobra com segurança, sinalizando a sua intenção.
Fazer o sinal indicativo da sua intenção e entrar.
Atingir a margem esquerda da via com a devida antecipação.
9 - É dever de todo condutor de veículo:
Afastar o veículo da guia da calçada para embarque ou desembarque de passageiros.
Dar passagem pela esquerda quando solicitado.
Utilizar o farol alto em vias providas de iluminação pública.
Ultrapassar, pela contramão, nas passagens de nível.
10 - Em via de mão dupla, a circulação pela contramão é:
Possível quando for ultrapassar outro veículo e somente para esse fim, devidamente sinalizado e em segurança.
Possível quando houver pouca movimentação de veículos na via, em sentido contrário.
Possível nos trechos afastados dos cruzamentos.
Sempre proibida.
11 - Quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de trânsito no mesmo sentido ficarão:
Proibidas as ultrapassagens.
As da direita destinadas as motocicletas e veículos lentos.
As da esquerda destinadas a ultrapassagem e ao deslocamento de veículos de maior velocidade.
As da esquerda destinadas a ultrapassagem e ao deslocamento de veículos de transporte coletivo.
12 - Em uma pista de rolamento com várias faixas de trânsito no mesmo sentido, as faixas da esquerda devem ser usadas para:
Fazer retorno com segurança.
A circulação dos veículos de carga.
Ultrapassagens e para os veículos em maior velocidade.
A circulação dos veículos lentos e pesados.
13 - Para o condutor aumentar a aderência na traseira do veículo durante uma curva deve:
Acionar o pedal dos freios continuamente.
Acionar o pedal do freio e reduzir a marcha
Acelerar um pouco o veículo, porém, sem ultrapassar a velocidade máxima permitida para o trecho em questão da via.
Acionar os pedais da embreagem e do freio ao mesmo tempo.
14 - Dentre as manobras possíveis do veículo no trânsito, aquela que oferece maior risco de acidentes graves é:
Fazer conversões à direita ou à esquerda;
Dar marcha-a-ré;
Ultrapassar outro veículo em uma pista de duplo sentido de circulação;
Estacionar o veículo junto ao meio-fio da calçada.
15 - Em uma ultrapassagem, uma das principais variáveis básicas envolvidas é a:
Distância de conversão
Distância de percepção;
Distância de parada;
Avaliação do risco a ser assumido durante a manobra.
16 - Condições adversas são inúmeras situações no trânsito potencialmente causadoras de acidentes. O sol forte e o farol alto são condições adversas relativas:
Ao condutor do veículo;
Exclusivamente ao veículo.
Exclusivamente ao tempo;
À luz;
17 - É dever de todo condutor de veículo:
Ser habilitado em mais de uma categoria.
Guardar distância de segurança entre o veículo que dirige e o que segue à sua frente.
Transitar sempre pela faixa da direita.
Saber efetuar a troca de peças defeituosas do veículo.
18 - A atitude defensiva de um condutor, ao se aproximar de um cruzamento não sinalizado é:
Avisar ao motorista da retaguarda que vai frear;
Não se preocupar, quando transitando por vias preferenciais;
Reduzir a velocidade, e ficar atento para parar, se necessário;
Conceder a preferência a outros usuários, incondicionalmente;
19 - Superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais, compreendendo a pista, a calçada, o acostamento, ilha e canteiro central:
Rodovia.
Avenida;
Via;
Estrada;
20 - Equipando seu carro com pneus mais largos do que os originais o condutor terá um veículo:
Mais veloz na reta.
Menos econômico.
Mais econômico.
Com menor estabilidade.
21 - alguns motoristas estão tentando apagar o incêndio de um carro com seus extintores. Em qual das respostas abaixo os extintores estão sendo utilizados na forma incorreta?
Um extintor está com o ponteiro do medidor de pressão na área vermelha.
Os motoristas estão fazendo movimentos em forma de leque.
Os motoristas estão usando todos os extintores ao mesmo tempo.
O jato do extintor está sendo dirigido para a base das chamas.
22 - A omissão de socorro nos acidentes, nas estradas:
Se não foi você o causador não precisa ajudar.
Se estiver com pressa, o próximo para.
Se o seu veículo estiver criança você não deve socorrer.
Além de ser uma irresponsabilidade é crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro.
23 - Existem 2 tipos de fraturas:
Aberta e fechada.
Na costela e na mão.
No pé e no pescoço.
No braço e na perna.
24 - Em uma rodovia, cuja velocidade máxima permitida é de 80 km/h, ocorreu uma colisão de um carro com um ônibus. O acidente aconteceu às 11:00 horas e a pista estava seca. Para essa situação, recomenda-se que a distância do acidente para o início da sinalização deve ser de:
60 metros.
40 metros.
80 passos médios de um adulto.
120 passos médios de um adulto.
25 - As oficinas reparadoras de veículos poderão contribuir, de forma importante, para a redução dos níveis de poluentes, regulando melhor os motores dos veículos. Para isso, terão que:
Modernizar as instalações e estabelecer uma política de treinamento permanente para os seus funcionários;
Manter mecânicos antigos e não reciclados no seu quadro de funcionários;
Manter um estoque de ferramentas básicas para execução dos serviços;
Manter à frente da oficina bem atraente e bonita.
26 - Os objetivos principais do PROCONVE - Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, criado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), são:
Acompanhar os níveis de emissões de poluentes lançados pelos veículos automotores;
Atualmente, ainda não foi determinado quais são seus objetivos.
Apenas estimular o desenvolvimento e a implantação de equipamentos tecnológicos para reduzir as emissões de poluentes;
Obrigar o desenvolvimento e a implantação de equipamentos tecnológicos para reduzir as emissões de poluentes;
27 - Os principais problemas causados entre trânsito e Meio Ambiente:
Diminuição de mortes de animal silvestre provocada pelo excesso de velocidade descaso a sinalização.
Diminuição dos perigos de incêndios em matas.
Poluição-Visual, atmosférica, sonora e de gazes poluentes.
Diminuição de erosão - resultante do mal planejamento e construção das estradas.
28 - A arborização e paisagismo nas vias de trânsito deve:
Promover o reflorestamento e o plantio de árvores.
Permitir a livre circulação de veículos e pedestres com a plena visualização dos elementos de sinalização.
Promover sombra para os veículos.
Criar lugares para fazer piquenique às margens das rodovias.
29 - As lonas e as pastilhas são componentes do sistema:
De lubrificação.
De freios;
De arrefecimento;
De alimentação elétrica do veículo;
30 - A manutenção preventiva dos veículos inclui cuidados periódicos com os pneus. Assim, o condutor deve ficar atento:
Ao desgaste dos pneus, a fim de garantir aderência ao piso e aumentar segurança, em caso de piso molhado.
À calibragem dos pneus, uma vez que interferem no desgaste prematuro transversal dos amortecedores.
ao desgaste dos pneus, uma vez que interferem no consumo de óleo de freio.
Possíveis deformações na carcaça dos pneus, pois estas permitem o escoamento do óleo de freio.
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